Mensagem de Losar 2014



O ensinamento do Buda sobre a originação interdependente o distingue de todos os demais como o mestre que ofereceu a explicação suprema da verdade.  Uma vez que nos seja apontada, a originação interdependente é uma verdade tão evidente e óbvia que nos perguntamos como não a percebemos antes.  No entanto, em nosso cotidiano, o desejo por independência é tão forte que esquecemos como somos, na verdade, totalmente dependentes.  Podemos nos dar conta de que dependemos de comida, por exemplo, de um teto e mesmo de amizade, mas nos esquecemos (ou talvez não conseguimos notar) da fina e complexa trama de fenômenos sutis da qual somos igualmente dependentes.  Como ignoramos essa realidade, caímos, vez após vez, num mundo de decepções, onde ficamos amortecidos, já que temos esperanças demais, e então mergulhamos na agonia da desesperança.

A verdade, porém, é que somos regidos pelo nosso condicionamento.  Nós tanto criamos condições quanto dependemos delas; algumas são boas, outras, não desejaríamos nem para o nosso pior inimigo.  Nós que vivemos hoje somos extremamente afortunados, porque o nome do Buda  Shakyamuni ainda existe e ainda tem significado.  O Buda Shakyamuni, portanto, é uma importante condição, uma "originação interdependente", que pode nos ajudar a moldar a nossa vida.

Neste Losar, a fim de fortalecer a originação interdependente, eu gostaria de pedir a todos vocês que são seguidores do darma do Buda e a todos os meus amigos, que acumulem 100 milhões de recitações do mantra da originação interdependente, o mais rápido que conseguirem, e orem com fervor que os ensinamentos do Buda continuem a florescer e se espalhar por todo o mundo.

Como Praticar

Visualize o Buda  Shakyamuni no alto do céu à sua frente.  Ele está cercado por seus discípulos - monges, leigos, arhats, bodisatvas e mahasatvas - que olham para você com compaixão.  À medida que você recita o mantra, raios de luz emanam do coração deles e as condições de todas as coisas que são tocadas por essa luz se tornam instantaneamente auspiciosas e verdadeiramente benéficas.  Se preferir, você pode visualizar o Buda  Shakyamuni sentado diretamente acima da sua cabeça.

om ye dharma hetu prabhawa
hetun teshan tathagato hyavadat
teshan tsa yo nirodha 
ewam vade mahashramanah soha

Conte o número de suas recitações, mesmo que seja uma só.  Assim que o procedimento para coleta de acumulações tiver sido definido, você será informado de como adicionar o seu total ao nosso objetivo coletivo de 100 milhões.

Dzongsar Khyentse Rinpoche